Morio Higaonna -> Tetsuji Nakamura

 

nakamurasensei

Tetsuji Nakamura nasceu em 3 de abril de 1965 em Osaka, Japão. O seu primeiro contacto com as artes marciais foi com 12 anos de idade. Obteve a graduação de 2 º Dan em judo mas quando chegou à Universidade de Kagawa juntou-se também ao clube de karate. Durante uma pausa na universidade, disse ao instrutor do clube que ia tirar férias com alguns amigos para Okinawa. Encantado ao ouvir isso, o instrutor do clube insistiu que Tetsuji Nakamura deveria contactar o seu sensei enquanto lá estava para o cumprimentar. Ao chegar a Okinawa, quando Tetsuji Nakamura foi convidado pelo Sensei Shuichi Aragaki (aluno do Sensei Chojun Miyagi e Conselheiro da IOGKF) para jantar em sua casa e transmitiu-lhe muitas histórias sobre o Sensei Chojun Miyagi e suas próprias experiências no karate.

Estas histórias permaneceram firmemente na mente de Tetsuji Nakamura quando ele voltou à Universidade no continente. Decidiu que precisava saber mais sobre este estilo de karate e voltou para Okinawa para se encontrar com o Sensei Aragaki novamente e insistiu que treinassem juntos. O poder e a precisão do Sensei Aragaki impressionaram o jovem Tetsuji Nakamura. Quando chegou à casa do Sensei Aragaki, foi informado que este não tinha tempo para o instruir. Em vez disso, Tetsuji Nakamura foi orientado para o Higaonna Karate Dojo no distrito de Makishi, perto de Tsuboya, em Naha. Aqui o Sensei Aragaki mostrou-lhe como executar todo o treino suplementar do Goju-Ryu e disse-lhe para fazê-lo todos os dias. Tetsuji Nakamura obedeceu e, à medida que os dias passavam começou a se perguntar se o Sensei Aragaki iria voltar.

Seis meses depois, o Sensei Aragaki chegou ao dojo e determinou que a lealdade e os esforços de Tetsuji Nakamura eram dignos dos seus ensinamentos. Em 1991, Tetsuji Nakamura venceu os Campeonatos do Mundo da IOGKF e o Sensei Morio Higaonna viu a dedicação e o potencial do jovem e pediu-lhe que o acompanhasse no seu regresso a San Marcos, na América, onde estava então a viver.

nakamurahigaonnaEle rapidamente se tornou o melhor aluno do Sensei Higaonna, treinando em casa com ele diariamente no seu dojo de garagem privada e depois todas as tardes e noites no Honbu Dojo da IOGKF. Também se tornou um instrutor assistente no dojo e um administrador assistente na sede da IOGKF. Tetsuji Nakamura foi parceiro do Sensei Higaonna no famoso filme de Goju-ryu ‘Power Training’. Quando o Sensei Higaonna decidiu voltar ao Japão e montar uma base em Tóquio, Tetsuji Nakamura seguiu-o e permaneceu na capital com o seu sensei por três anos.

Mudou-se para o Canadá em 1997, casou-se com a sua esposa Rania em 2000 e teve o seu primeiro filho em 2002, no mesmo ano em que assumiu o cargo de Diretor Administrativo da IOGKF. A sua família voltou para Okinawa por mais doze meses para que ele pudesse assumir esse novo papel. Tetsuji Nakamura voltou ao Canadá e abriu o Dojo Shudokan. Em 2012, no IOGKF World Budosai, o Sensei Higaonna decidiu aposentar-se do seu papel de Instrutor Chefe Mundial na IOGKF para assumir a posição antiga do Sensei Anichi como Supremo Mestre e nomeou Tetsuji Nakamura como seu sucessor.

Hoje a IOGKF International conta com mais de 75.000 membros em mais de 55 países diferentes. O Sensei Tetsuji Nakamura, sob a orientação do fundador da IOGKF, Mestre Morio Higaonna, lidera a IOGKF e protege o tesouro cultural que é Okinawa Goju-Ryu Karate-do para as gerações futuras.

nakamura-dojo-11-201

Qualquer um pode aprender a verdadeira arte de Chojun Miyagi através do legado transmitido pelo Sensei Anichi Miyagi para o Sensei Morio Higaonna e agora para o Sensei Tetsuji Nakamura. O Okinawa Goju-Ryu está hoje mais forte do que nunca graças aos sacrifícios, esforço e compromisso destes Mestres. O objetivo do treino permanece o mesmo: desenvolver pessoas de caráter forte, com moral e disciplina, contribuindo para criar uma sociedade melhor para toda a humanidade.

⇐ Retroceder                                                    «Início»                                                         ↑ Voltar ao topo

Partilhar no:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone