Balanço da época 2016/2017

Ao chegar ao fim de mais uma época, a IOGKF Portugal (APOGK), faz o balanço do ano de 2016/17, recordando assim todos os eventos realizados ao longo desta temporada.

 

Setembro

 

Em Setembro, deu-se início à época com um treino de karate na praia como já vem sendo habitual todos os anos. Decorreu na praia de Matosinhos pelas 6 horas da manhã e contou com a participação de atletas de todas as graduações a partir dos 12 anos, sendo o treino orientado pelo Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro.

Este é um treino diferente mas também um momento de convívio entre todos os participantes, pelo que, convidamos todos a estarem presentes no próximo treino a realizar no início da próxima época.

Durante esta época deu-se continuidade ao programa de competição iniciado em épocas anteriores com a realização de vários treinos de competição que permitiram o desenvolvimento técnico e tático ao nível das disciplinas de kata e kumité. Assim, o primeiro treino de competição realizou-se na zona norte no dia 17 de setembro no Budo Dojo em Ermesinde, tendo tido uma forte participação por parte dos atletas.

Neste treino, realizou-se ainda uma formação de arbitragem, permitindo assim aos árbitros e treinadores um maior conhecimento das regras aplicáveis durante as provas.

Outubro

 

 

Outubro iniciou com o 1º Fórum de Treinadores responsáveis por Dojo da IOGKF Portugal (APOGK) realizado no dia 9 de outubro no Fórum Jovem da Maia. Este Fórum contou com uma forte presença de treinadores e nele foram debatidos temas de extrema importância para o futuro da Associação.

Um dos focos deste fórum foi a postura dos instrutores bem com os procedimentos necessários para a abertura de um Dojo, tendo ainda sido discutido o novo sistema de créditos. Foi feito um balanço das últimas 2 épocas do projeto competitivo, o retrato da arbitragem associativa e nas dificuldades a serem superadas face a épocas anteriores. Foi ainda apresentado um novo modelo de procedimentos, com o objetivo de melhorar os eventos desportivos da IOGKF Portugal (APOGK).

No final da sessão o Departamento de Competição ofereceu uma placa de distinção de mérito ao Sensei Jorge Monteiro e ao Sensei António Moura pelo trabalho e sentido de responsabilidade demonstrados em prol do desenvolvimento do Karate Goju-Ryu e da IOGKF Portugal (APOGK).

O primeiro treino de competição Sul, realizou-se no dia 15 de outubro em Arrentela, onde simultaneamente se realizou a primeira ação de Acreditação de Treinadores Sul. Este contou com uma grande adesão tanto de treinadores como de atletas que permitiram assim o desenvolvimento contínuo das competências ao nível das disciplinas de kata e kumité.

No dia seguinte, realizou-se em Ardegães, a 1.ª Ação de Acreditação de Treinadores do Norte. Esta Ação contou com uma sala cheia de meia centena de treinadores que não deixaram de marcar presença.

No seguimento deste projeto, realizou-se no dia 29 de outubro, o 2º. treino de competição Norte, dando assim oportunidade aos atletas do norte de continuarem o desenvolvimento das suas competências.

Neste mesmo mês e à semelhança de épocas anteriores, realizaram-se treinos de cintos negros e castanhos sob a orientação do Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro. Estes treinos foram realizados na zona Norte, Centro Sul e Sul, de forma a que todos os karatecas da APOGK tenham assim a oportunidade de aperfeiçoar o seu nível técnico.

Estes treinos focaram-se no desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas de base, nas Katas de Gekisai Dai Ichi até à Kururunfa e nos pontos a serem tidos em atenção em cada uma das Katas. No treino para os 6.º, 5.º e 4.º DANS, estes tiveram a oportunidade de treinar detalhadamente as Katas Suparinpei e Seisan focando-se na harmonia e fluidez dos seus movimentos.

Durante os três treinos realizados, o Sensei Jorge Monteiro fez questão de fazer os karatecas presentes refletir sobre a importância de se valorizar a vertente competitiva bem como a dedicação na preservação do karate tradicional e os seus valores de humildade, compromisso e lealdade.

Novembro

O mês de novembro começou com a vertente competitiva, tendo-se realizado a 1ª. Jornada da Liga de Shiai Kumité em Equipas da APOGK em Évora. Apesar das dificuldades logísticas na realização desta jornada, todos os intervenientes na organização deste evento (Departamento de Competição, Staff, Departamento de Arbitragem e Médico) empenharam-se em proporcionar a todos os participantes não só um verdadeiro teste às suas capacidades como também um momento de motivação e convívio entre atletas de várias zonas do país.

Os treinos de cintos negros e castanhos prosseguiram mais uma vez neste mês, tendo sido realizados desta vez na zona Centro Sul e Norte. Desta forma, o 2º. Treino para cintos castanhos e pretos, realizou-se no dia 19 de novembro em Almada, orientado pelo Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro. Neste treino, focaram-se os pormenores técnicos das katas Gekisai Dai Ichi até Seisan e no seu aperfeiçoamento.

Treinaram-se ainda as aplicações das katas mais avançadas: Shisochin, Sanseru, Seipai e Kururunfa. Neste treino, fez-se sentir mais uma vez, a presença de um número significativo de karatecas, o que torna a realização destes treinos muito gratificante, demonstrando o interesse constante na prática e melhoria das competências de cada um.

No dia seguinte, o treino realizou-se na zona Norte, no qual o Sensei Jorge Monteiro proporcionou aos karatecas presentes a oportunidade de aperfeiçoar as Katas Kaishugata, o San Dan Uke Barai, a Renzoku Bunkai da Kata Gekisai Dai Ichi e as Bunkais das katas Shisochin e Sanseru.

Dezembro

O mês de dezembro ficou marcado pelo Gasshuku com o Sensei Jorge Monteiro e o Sensei Tetsuji Nakamura, realizado nos dias 9, 10 e 11, na cidade da Maia. Este evento contou com as participação de mais de  1400 participantes de todas as idades e graduações, que se dividiram e preencheram dois pavilhões de treino durante os três dias do evento.

Este foi um Gasshuku inteiramente dedicado à Kata, bunkai e movimentos de base, tendo sido uma oportunidade única de aprendizagem que reuniu uma vez mais karatecas de todo o país. Neste evento foram ainda homenageados Instrutores e alunos com 25 anos ou mais de treino com a atribuição de uma placa comemorativa.

Para finalizar, é importante referir que, o Sensei Nakamura demonstrou a sua enorme admiração pelo trabalho da IOGKF Portugal que considera a maior organização da IOGKF em termos de praticantes, tendo elogiado o espírito de liderança do Instrutor Chefe Nacional bem como a capacidade de motivação de todos os Instrutores. Neste sentido, o Sensei Jorge Monteiro aproveitou o momento para consciencializar todos os presentes da responsabilidade de cada um em contribuir para a preservação do karate tradicional para as gerações futuras e que este tesouro que é o Okinawa Goju-Ryu só chegou até nós graças aos sacrifícios, esforço e compromisso dos Senseis Kanryo Higaonna, Chojun Miyagi, Anichi Miyagi e Morio Higaonna. Confidenciou ainda que considera que esta herança cultural está bem entregue ao Sensei Tetsuji Nakamura não só pela sua capacidade técnica como também pela capacidade de desenvolver verdadeiros laços de amizade e empatia por todos os membros da IOGKF.

Dias antes do Gasshuku, a IOGKF Portugal (APOGK), anunciou o relançamento do seu website, encontrando-se disponível em www.apogk.pt

Com uma imagem renovada, de dezembro de 2016 a julho de 2017 o site foi visitado por mais de 7.400 utilizadores e contou com mais de 45.000 visualizações. Durante um longo período, a associação privilegiou outros meios de comunicação como o Facebook, querendo assim com esta mudança de imagem, que o site voltasse a ser mais uma ferramenta que espelhasse toda a atividade da APOGK ao longo da época. O balanço é extremamente positivo até porque a página foi visualizada um pouco por todo o Mundo.

Ainda que continue a necessitar de melhorias, convidamos novamente a visualizarem e a explorarem a informação contida no 'novo' site e que nos façam chegar o vosso feedback.

Dezembro é mês de festividades e desta forma, a IOGKF Portugal (APOGK) realizou no dia 17 de Dezembro, uma Festa de Natal Beneficente na zona Sul, organizada pelo Sensei Jorge Quaresma e orientada em conjunto com outros instrutores da associação.

Esta decorreu no pavilhão da Escola Básica 2,3 Dr. Augusto Louro, contando com a presença de mais de 70 participantes, entre karatecas, pais, familiares e amigos.

Para além disso, o objetivo de angariar bens alimentares e adicionalmente roupas e brinquedos, de forma a ajudar a Cáritas da Arrentela, foi cumprido com sucesso.

A manhã decorreu com diferentes atividades dividida em 4 estações de treino e em que todos os participantes, por grupos, puderam em conjunto com os seus filhos ou amigos, experienciar um pouco do que todos os dias nós karatecas fazemos. Assim, os diferentes grupos aprenderam a kata Gekisai Dai Ichi, técnicas base, circuito e treino de movimentação.

Foi de notar a felicidade com que todos desenvolveram as atividades, assim como o feedback recebido no final desta festa de natal.

Tal como já é tradicional, a IOGKF Portugal (APOGK), celebra o Natal com uma Festa de Natal, que em 2016 se realizou no dia 18 de dezembro, no Queimódromo do Porto, onde mais de 2500 karatecas, familiares e amigos se reuniram para assistir ao Circo Natal. Neste momento, o Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro aproveitou a oportunidade para endereçar a todos os karatecas e às suas famílias um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

E assim se fechou o ano de 2016… 2017 começou logo a seguir! Como? Contamos já a seguir!

Janeiro

Janeiro começou com o 2º. Treino de Competição Sul, orientado pelo Sensei Ricardo Leite e pelo Sensei Vítor Veiga. Este foi realizado no dia 28 de janeiro, no dojo SFUA (Arrentela), no qual houve a oportunidade para se trabalhar Kata e Kimité, tentando ao máximo que os atletas se aproximassem do nível de exigência requerido na vertente competitiva.

Nesse mesmo dia, o Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro encontrava-se a participar no Gasshuku de Instrutores Chefes que decorria no Japão. Neste evento, o Sensei José Carlos Marques superou mais um desafio e no último dia de treino em Okinawa, fez exame para 6º DAN com sucesso.

Fevereiro

 

A 4 de fevereiro, realizou-se o 3º. Treino de Competição no Budo Dojo em Ermesinde. Verificou-se, tal como nos treinos anterior, uma forte adesão de atletas  e treinadores. No mesmo dia, em articulação com o treino, realizou-se também a 3.ª Ação de Acreditação de treinadores para a época 2016/17, bem como mais uma Ação de formação teórica e prática de regras de arbitragem.

No dia 11 de fevereiro, realizou-se na Costa de Caparica, o Estágio Nacional com o Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro. Durante a manhã, o treino decorreu focado nas Katas Sanseru e Shisochin, bem como as suas bunkais e ippon kumite base.

No final do treino da manhã, procedeu-se à entrega dos diplomas de DAN, onde o Sensei Jorge Monteiro lembrou que alcançar a graduação de cinto negro não deve ser comparado a terminar um curso porque à medida que o karateca sobe na graduação a exigência e o foco no detalhe  aumenta.

O período da tarde foi focado no Kakie e nos exames de graduação.  No final, este fez ainda os presentes refletir no contributo destes estágios na uniformização do Goju-Ryu em Portugal e na importância dos momentos de convívio entre karatecas oriundos de todo o  país que estes eventos proporcionam.

No dia seguinte, 12 de fevereiro, realizou-se no Pavilhão Municipal do Castêlo da Maia a 2.ª Jornada da Liga de Karate da IOGKF Portugal (APOGK). O Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro esteve presente no início da prova felicitando todos os competidores por conseguirem conciliar os estudos e outras atividades com a presença neste tipo de competições

A prova contribuiu uma vez mais para a dinamização da vertente competitiva da nossa associação proporcionando a todos os atletas uma experiência competitiva desafiante. Estiveram também de parabéns os elementos do staff, arbitragem e treinadores  pela forma como criaram aos atletas não só momentos de superação de obstáculos como também de camaradagem e entreajuda.

Na semana seguinte, no dia 18 de Fevereiro, também em Chaves se realizou o Estágio Nacional orientado pelo Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro. No período da manhã, o treino dos cintos negros focou-se na Kanryo Higaonna e na Chojun Miyagi Sanchin e na forma correta de se executar o Shimé. A partir das 11 horas, os karatecas presentes tiveram a oportunidade de treinar a kata Gekisai dai Ichi. 

Durante o estágio, o Sensei Jorge Monteiro lembrou que as 'sementes' do Goju-Ryu e da IOGKF Portugal foram lançadas há 20 anos na cidade de Chaves e que desde então têm sido muitos os cintos negros formados nesta cidade. Este aproveitou ainda para fazer os presentes refletir mais uma vez nos valores que o karaté tenta transmitir como o respeito pelos mais velhos, o respeito pelos mais graduados, a etiqueta no dojo, a humildade e a camaradagem.

Durante o período da tarde foi ainda possível treinar kakie e randori. No final do treino o Sensei Jorge Monteiro agradeceu a forma como Chaves e os seus karatecas acolheram este evento bem como a presença de atletas do Porto, Mêda e Lisboa reafirmando verdadeiramente a dimensão nacional da IOGKF Portugal (APOGK).

Março

Na primeira semana de março, realizou-se um treino de cintos pretos e castanhos no dia 5 em Ardegães, o qual contou com a presença de DANS e Kyus, sob orientação do Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro. Este treino foi inteiramente dedicado à Kata e serviu como ponto de partida para os exames de graduação de Dan que se viriam a realizar no Estágio de Cintos Negros em Viana do Castelo no mês de Maio.

 O Sensei Jorge Monteiro voltou a salientar a importância do karateca controlar o ego e a vaidade e reforçou a ideia de que no karaté a aprendizagem é um processo contínuo.

A 19 de março e ao mesmo tempo que se celebrava o Dia do Pai, realizou-se no Pavilhão da Escola Básica Integrada de Apúlia, o Torneio Nacional de Karate Juvenil - Kata. Este torneio que contou com a participação de quase duas centenas de crianças dos 5 aos 13 anos, foi mais uma festa do karate da nossa associação.

Tratou-se efetivamente de um dia do pai especial dado que este evento proporcionou a todos os participantes verdadeiros momentos de partilha, amizade, diversão e convívio, bem como uma experiência competitiva salutar contribuindo para o desenvolvimento do caráter e do espírito de 'fair-play' de todos os participantes.

O mês de março finaliza com um treino para todas as graduações e idades, realizado em Évora no Dojo do Bacêlo, no dia 28. Orientado pelo Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro, este treino contou com a presença de cerca de 30 praticantes. Os karatecas até aos 16 anos tiveram a oportunidade de treinar técnicas de Kihon e o Sandan Uke Barai.

O treino dos cintos castanhos e pretos foi dedicado às Katas Kaishugata e seus pormenores, no qual foram abordadas as katas Gekisai Dai Ichi até à Kururunfa. Mais uma vez, houve oportunidade para se usufruir de um excelente momento de aprendizagem, no qual há que realçar os valores pedagógicos deste tipo de treinos.

Abril

 

No dia 7 de abril, realizou-se em Póvoa de Santa Iria, no dojo CyberGym, mais um treino de Cintos Negros e Castanhos. O treino foi orientado pelo Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro, em modo de preparação para os kyus que realizariam exame para Dan no mês de maio, no estágio de cintos negros em Viana do Castelo.

Após o Junbi Undo, as 2 horas de treino foram focadas no aperfeiçoamento de todas as katas, de acordo com as graduações. Antes de terminar, o Sensei Jorge Monteiro fez questão de se centrar na kata Shisochin com os cintos castanhos.

No final do treino, realçou uma vez mais a importância da presença de todos os graduados nestes treinos, nos quais existe a oportunidade de treinar de forma mais detalhada e esclarecer dúvidas inerentes não só às katas como às suas aplicações.

No dia seguinte, realizou-se o Campeonato Nacional IOGKF Portugal (APOGK) 2016/2017 no Pavilhão Nogueira - Maia, na disciplina de kumité dos 10/11A até aos +18A, e na disciplina de kata dos 14/15A até aos +18A. Este foi um evento que contou com cerca de 200 atletas divididos pelas duas disciplinas.

No dia 22 de abril, o Sensei Ricardo Leite e o Sensei Vitor Veiga, deslocaram-se mais uma vez até ao dojo SFUA para o 3º. Treino de Competição Sul.

Durante o treino, foi possível observar a motivação, entrega e empenho por parte dos atletas presentes, que continuaram a participar nestes treinos com o objetivo de melhorarem e potenciarem as suas capacidades.

O final do mês contou com o último treino de cintos pretos e 1º.KYUS antes do Estágio para DANS que se realizariam em Viana do Castelo nos dias 20 e 21 de maio. Este treino decorreu no Pavilhão Municipal de Corim, no dia 30 de abril, sob a orientação do Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro.

O Sensei iniciou o treino alertando para a importância da etiqueta do dojo, dos valores incutidos pelo Karaté e pelo respeito pelos mais graduados e karatecas com mais anos de treino. Referiu ainda que o Karaté deve ser encarado como uma forma de dar continuidade educação dos nossos pais e familiares e que sem ela o karateca se perde facilmente do verdadeiro 'Caminho' das artes marciais.

Durante a toda a manhã, o treino foi inteiramente dedicado às katas  Heishugata (Sanchin, Kanryo Higaonna Sanchin e Tensho) e às Katas Kayshugata (da Gekisai dai Ichi à Kururunfa).  Foram ainda abordados pontos a ter em atenção para o exame como o San Dan Gi, o Ju Ippon Kumite, as Bunkais das Katas e a Renzoku Bunkai da Gekisai dai Ichi.

Maio

O mês iniciou com o 4º. Treino de Competição Norte, realizado no dia 6 de maio,  em Ermesinde no Budo Dojo. Este treino contou com uma grande adesão de atletas e treinadores, quer na disciplina de kata, quer em kumité.

O entusiasmo e a motivação demonstrados, foram fundamentais para a evolução e progressão dos atletas, sendo ainda fatores reveladores do caminho positivo que se percorreu!

Nos dias 20 e 21, realizou-se o VII Estágio Nacional de Cintos Negros no Pavilhão Desportivo da Meadela sob a orientação do Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro. Na manhã de sábado o treino foi inteiramente dedicado ao Junbi Undo, ao condicionamento físico e ao Ude Tanren. A partir das 15h os karatecas presentes tiveram a oportunidade de treinar as katas Heishugata e Kaishugata.

Durante o Estágio o Sensei Jorge Monteiro recordou que treinar Goju-Ryu é um autêntico privilégio não só do ponto de vista marcial como também no que diz respeito aos benefícios para a saúde que proporciona aos seus praticantes. 

Após o treino houve ainda tempo para a realização do teste escrito para todos os que se submeterem a exame de DAN. Os exames de graduação continuaram no domingo tendo sido mais um momento de superação na longa caminhada que é a pratica do Goju-Ryu Karate Do.

Junho

 

No domingo de 4 de junho, em modos de comemoração do Dia da Criança, a IOGKF Portugal (APOGK), realizou na zona Norte e na Zona Sul, mais uma edição do Torneio da Criança.

Assim, a Sul, o torneio realizou-se no Pavilhão Municipal da Costa da Caparica, contando com a participação de cerca de 40 karatecas, distribuídos pelos escalões de pré-infantis, infantis e iniciados. A manhã foi de alguma agitação, diversão, aprendizagem e sobretudo companheirismo.

Já a Norte, este realizou-se em Ardegães, no qual o evento tratou-se de uma verdadeira festa onde os mais pequenos da nossa associação tiveram a oportunidade de desenvolver laços de amizade, proporcionando ainda uma experiência competitiva de qualidade a todos os participantes dentro dos valores incutidos pelo karaté de disciplina, rigor e superação de obstáculos.

No dia feriado de 10 de junho, realizou-se o 4º. Treino de Competição Sul, orientado pelo Sensei Ricardo Leite em conjunto com o Sensei Vítor Veiga, em Arrentela. Apesar de ser feriado nacional houve uma boa adesão ao treino onde todos os participantes demonstraram muito empenho e entusiasmo!

O trabalho desenvolvido nas duas disciplinas, kata e kumité, ao longo da presente época, deu-se assim por terminado, prevendo-se a sua continuidade na próxima, 2017/2018. 

De 16 a 18 de junho, realizou-se o Estágio Nacional de Verão, na cidade da Maia, orientado pelo Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro e pelo Instrutor Chefe de Inglaterra Sensei Ernie Molyneux.

O estágio iniciou na sexta-feira, dia 16, pelas 19h:30, conduzido por ambos os instrutores. O Sensei Jorge Monteiro começou por homenagear o Sensei Álvaro Reis pela sua lealdade e perseverança bem como pela sua dedicação ao Goju-Ryu sem interrupções desde 1976 sendo um exemplo a seguir pelos praticantes mais novos.

O treino prosseguiu com condições climatéricas exigentes e com a presença de mais de 200 cintos pretos e castanhos, os quais estiveram focados na Kata Gekisai dai Ichi e na sua Bunkai.

No final do treino, o Sensei Ernie lembrou que o Goju-Ryu desenvolve capacidades ao nível da reação e reflexos e que numa possível luta real o controlo da distância em relação ao oponente é fundamental.

No sábado, os mais de 1400 inscritos foram divididos por graduações e por 3 locais de treino e foram orientados alternadamente pelo Sensei Jorge Monteiro e pelo Sensei Ernie Molyneux. Foram ainda submetidos a exames de graduação pelo Painel de Examinadores cerca de 800 atletas tratando-se de mais um recorde para a IOGKF Portugal (APOGK).

Este Gasshuku foi também um Estágio federativo, pelo que os Instrutores da nossa Associação tiveram ainda a oportunidade de frequentar uma ação de formação ministrada pelo Sensei Abel Figueiredo - 7º DAN (AKV - Associação de Karate de Viseu).

À noite realizou-se o já tradicional jantar de Instrutores que contou com a presença de mais de 70 Responsáveis por Dojo de Norte a Sul do país. Estiveram ainda presentes o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia Eng.º Bragança Fernandes e o Sr. Vice-Presidente Eng.º Tiago.

Durante o jantar de Instrutores, o Sensei Jorge Monteiro afirmou que este Gasshuku foi uma excelente oportunidade para o Sensei Ernie conhecer a verdadeira dimensão e o trabalho da IOGKF Portugal e que este tem sido potenciado pelo facto do Instrutor Chefe Nacional contar com o auxílio dos seus Instrutores que têm sido autênticos pilares da nossa associação.

Por sua vez, o Sensei Ernie Molyneux  partilhou que a nossa associação é provavelmente uma das melhores da IOGKF, não só por causa das estatísticas, pelo número de graduados e Instrutores ou pelo número de dojos mas sobretudo devido à lealdade dos Instrutores para com o nosso Instrutor.

A  manhã de domingo foi dedicada ao Jyu Ippon Kumite, ao Renzoku Kumite e a alguns exercícios de base. O Complexo Municipal de Ginástica da Maia foi manifestamente pequeno para acolher uma participação recorde de atletas tornando o Estágio Nacional de Verão um momento verdadeiramente inesquecível na história da IOGKF Portugal (APOGK).

Julho

 

A 3ª. e última jornada da Liga de Karaté APOGK de Kumité em Equipas, realizada a 1 de Julho no Pavilhão Desportivo da Escola Pedro Eanes Lobato na Amora, encerrou as atividades desportivas da época 2016/2017.

Esta competição dividiu-se em 3 provas, realizadas em Évora, Maia e Amora, que para além de uma experiência competitiva de qualidade, foram uma verdadeira oportunidade de superação de obstáculos e uma forma de proporcionar momentos de convívio entre participantes de norte a sul do país.

A IOGKF Portugal (APOGK) felicita todos os intervenientes neste evento, desde Equipa de Arbitragem, Staff, Equipa Médica, Treinadores e público em geral, pela forma empenhada e motivadora com que encararam esta competição.

No dia 8 de julho, a IOGKF Portugal (APOGK) foi homenageada pela Câmara Municipal da Maia com a Medalha de Mérito - Ouro do Concelho. A cerimónia contou com a presença do Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro que recebeu esta distinção em nome de todos os karatecas da APOGK.

Esta trata-se de uma condecoração honorífica que distingue personalidades/instituições que adquirem relevância pela sua atividade no desenvolvimento social, económico e do bem-estar do Município. Foi assim momento de felicitação para o Sensei Jorge Monteiro por este reconhecimento, ficando o agradecimento pelo empenho e dedicação de todos os instrutores e alunos da APOGK que todos os dias contribuem não só para a preservação do karaté tradicional mas também para o fortalecimento de ideais de cidadania.

Partilhar no:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *