II Fórum de Treinadores de Karate | IOGKF Portugal (APOGK) | 28/10/2017

Decorreu no passado dia 28/10/2017 na Casa Branca de Gramido, em Valbom, o II Fórum de Treinadores da IOGKF Portugal (APOGK). O evento teve início pelas 9h30 com a Assembleia Geral na qual se apresentaram as contas da época desportiva 2016/2017 bem como o resumo de toda a atividade da nossa associação ao longo do ano.

O Presidente da Assembleia Geral Dr. Elísio Sousa começou por felicitar a organização por ter reunido excelentes condições para que este tenha sido um grande dia para a APOGK. Na sua intervenção afirmou que a APOGK tem crescido de uma forma consistente e que a sua vitalidade e a sua capacidade de criar coisas novas é reconhecida a nível nacional e internacional

Seguiram-se as palavras do Instrutor Chefe Nacional Sensei Jorge Monteiro que fez os presentes refletir sobre o caminho fantástico que a IOGKF Portugal (APOGK) tem percorrido ao longo dos anos e que o empenho e o profissionalismo de todos contribuem para que a evolução da APOGK seja tida como referência para outras associações nacionais e internacionais. De seguida fez um breve resumo sobre os eventos da época 2016/2017 que possibilitaram não só o desenvolvimento do nível técnico da nossa associação como também lhe conferem uma dimensão verdadeiramente nacional com Estágios desde Chaves a Évora.

"Somos uma Associação de desafios!"

O Sensei Jorge Monteiro lembrou ainda que estes eventos promovem o karate e os Instrutores em diversas cidades, contribuem para a união das pessoas e muitas vezes têm também uma componente social como por exemplo através de ações de caridade. 

"Hoje é o nosso dia: o dia dos Treinadores/Instrutores da APOGK."

Foi desta forma que o Sensei Ricardo Leite iniciou a sua apresentação relativa ao tema 'Karate vs. Vida'. Na sua apresentação foi possível perceber que o código de conduta do karate pode ser aplicado no dia a dia e que o objetivo de sermos melhores hoje do que ontem pode ser também aplicado em todas as áreas da nossa vida.

Os Instrutores refletiram ainda na importância de se saber qual o caminho, que eles mesmos se podem tornar no 'caminho' e que o karate é a arte de se vencer a si mesmo.

No período da manhã houve ainda tempo para a apresentação do Sensei José Carlos Marques relativa ao tema 'Karate, o Sensei e a Sociedade'. Esta apresentação focou-se na ideia de que o karate não é apenas o uso do corpo para defesa pessoal mas trata-se também de um excelente instrumento socializador através do desenvolvimento da auto-confiança, auto-estima e entreajuda e que a postura dos seus praticantes é reconhecida pela sociedade.

O karateca é sem dúvida uma mais-valia para a sociedade dado que o karate potencia o domínio da agressividade e a diminuição de sentimentos de medo e desassosego.

Da parte de tarde seguiu-se a intervenção do Sensei Abel Figueiredo da AKV - Associação de Karate de Viseu que começou por agradecer o convite da APOGK, a "maior associação de Goju-Ryu em Portugal" e felicitou o Sensei Jorge Monteiro pela sua liderança humilde. Na sua apresentação o Sensei Abel Figueiredo fez uma brilhante abordagem sobre as origens do Karate, do Goju-Ryu e do Budo cativando a audiência com o seu entusiasmo.

O II Fórum de Treinadores da APOGK foi sem qualquer dúvida um momento de partilha de experiências entre Instrutores, de focalização e de consciencialização do seu papel socializador.

A reportagem no Porto Canal pode ser vista no seguinte link: http://portocanal.sapo.pt/um_video/N1uR65UeoCEgvy1wt7z2/

 

Partilhar no:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

2 thoughts on “II Fórum de Treinadores de Karate | IOGKF Portugal (APOGK) | 28/10/2017”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *